quinta-feira, 7 de março de 2013

Corpo de Hugo Chávez será velado por mais sete dias


Do Diário OnLine


Com AE


A despedida de Hugo Chávez foi estendida e o presidente venezuelano será velado por mais sete dias, afirmou o presidente em exercício Nicolás Maduro. Logo depois, o corpo será embalsamado para ser exposto em uma urna de vidro, no Museu da Revolução, que ainda será construído.




O caixão percorreu Caracas por sete horas, num trajeto de oito quilômetros. A procissão passou por diversos bairros pobres da capital, regiões onde Chávez ganhou visibilidade política. Acompanharam o cortejo todo o governo chavista, incluindo o sucessor ungido por ele, seu vice. Várias gerações de venezuelanos - muitos deles vestindo roupas vermelhas, a cor do partido socialista de Chávez - preencheram as ruas de Caracas para lembrar o homem que presidiu o país por 14 anos até sucumbir a um câncer na tarde de terça-feira.



Depois do cortejo, o corpo de Chávez chegou à academia militar para o velório. Estiveram presentes a família do presidente, seus conselheiros próximos e líderes de países como Argentina, Bolívia e Uruguai. O público chegava, se aproximava do caixão e muitos faziam homenagens colocando as mãos no coração, outros estendiam o pulso em um gesto de solidariedade.


Na sexta-feira, 11h locais (12h30 de Brasília) será celebrado o funeral de Estado, com presença de líderes mundiais. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula já desembarcaram na capital do país e acompanharão a cerimônia.












Nenhum comentário: