da Efe, em Caracas
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos de serem "o grande culpado" pela crise financeira internacional e considerou que "o capitalismo está em fase terminal".
"O grande culpado da crise é o governo de Washington e agora ele convoca uma reunião, que não entendo muito bem, e os países maiores do mundo vão. Espero que digam quem é o culpado", afirmou o líder venezuelano em Caracas.
Segundo Chávez, "o capitalismo está em fase terminal". O mandatário lembrou sua visita à bolsa nova-iorquina de Wall Street anos atrás. "O centro de operações financeiras do mundo está em Wall Street, e eu estive uma vez no ventre do diabo", disse.
As declarações foram feitas durante um ato de governo em Caracas, que foi retransmitido em rede obrigatória de rádio e televisão. Chávez se referiu às quebras de alguns dos bancos de investimento americanos, como Morgan Stanley e Goldman Sachs para criticar o gerenciamento do sistema financeiro dos EUA.
"Os grandes bancos de investimento há anos diziam que se a 'Venezuela se afunda, Chávez se afunda, a Venezuela desaba' e, de repente, desabaram eles", afirmou.
O líder venezuelano reiterou suas saudações a Barack Obama como novo presidente dos EUA e expressou sua "esperança de que se ponha à altura da história, pelo bem do mundo e o de seu próprio povo, e que não venha a dar continuidade à loucura imperial de Bush".
Nenhum comentário:
Postar um comentário