sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Chanceler cubano chama de 'bestialidade' publicação de foto falsa no El País

25 de Janeiro de 2013 • 21h22 • atualizado às 21h30




Reduzir Normal Aumentar Imprimir Notícia


Comentar 3O chanceler cubano Bruno Rodríguez classificou nesta sexta-feira de "bestialidade" a publicação de uma fotografia falsa do presidente venezuelano Hugo Chávez pelo jornal espanhol El País, em uma imagem que mostrava o dirigente supostamente intubado e que gerou uma forte rejeição de Caracas.



"Vi atônito o assunto da falsa foto que o El País publicou sobre o comandante presidente Chávez, que foi uma verdadeira bestialidade, uma pouca vergonha", expressou o responsável em uma entrevista para o canal Telesur, com sede na Venezuela.



"Eu me pergunto se o El País se atreveria a fazer isso com algum governante europeu ou espanhol", acrescentou Rodríguez, entrevistado em Santiago do Chile, onde assistirá a cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que ocorrerá neste fim de semana.



O governo venezuelano anunciou na quinta que empreenderá "ações legais" contra o El País e expressou sua rejeição diante do que considerou uma publicação "temerária" e "grotesca".



Caracas denunciou ainda uma campanha midiática "transnacional contra a revolução bolivariana e o comandante Chávez", que se apoiaria em meios de comunicação, como o El País e o jornal ABC da Espanha.



Na quinta, o El País publicou em sua página web e em sua primeira edição impressa uma fotografia de um homem intubado, erroneamente identificado como Chávez, antes de retirá-la e apresentar desculpas a seus leitores.



Chávez, de 58 anos, está hospitalizado há cerca de um mês e meio em Havana, onde foi operado pela quarta vez de um câncer. Desde então, o presidente não apareceu em público, ainda que o governo assegure que ele se encontra em processo de recuperação.



Nenhum comentário: